domingo, 15 de março de 2015

Chapter 3

Ah se eu fosse marinheiro...

   Como falei na minha primeira postagem, eu já trabalhei a bordo de alguns navios da MSC e vou aproveitar esse momento para tentar resumir toda essa trajetória em um post. Vem gente!

Tunísia
    Primeiro você precisa saber quais são as etapas para poder trabalhar em navio:

  • Ser maior de 18 anos
  • Ter um passaporte
  • Ter o STCW (Curso de Segurança a bordo para Tripulantes)
  • Exames Médicos
  • Passar em uma entrevista
   Eu tinha 18 anos, tinha meu passaporte e encontrei uma agência aqui em Santos que fazia seleção. Eles me explicaram como funcionava o processo e assim comecei. Primeiro fiz o STCW que tem duração de 1 semana, sendo alguns dias de teoria e outros de prática. Nos dias de prática está incluso um mergulho em alto mar (ou em uma piscina) e alguns exercícios na água, e também está incluso um dia de combate a incêndio e salvamento de vitimas. 

   Concluído esse curso eu fiz uma bateria de exames médicos, que iam desde hemograma completo até anti-dopping, e junto com o STCW voltei na agência para tentar uma entrevista. Como falo inglês e espanhol eu consegui uma entrevista para trabalhar no shopping do navio. Fiz a seleção, graças a Deus passei de primeira e aqui começa minha jornada. 

MSC Opera
   Trabalhar em navio é difícil, são muitas horas de trabalho por dia, um desgaste físico e mental muito grande, você tem que estar muito bem preparado e fazer bons amigos, senão você simplesmente não aguenta! E como diz uma música da banda Selvagens à Procura de Lei ".. se não tiver estomago, abandona o navio!"

   Eu fiz bons amigos nessa época e os mantenho até hoje! Em especial eu diria esse mais alto da foto acima, o Gustavo, hoje ele é comissário da Emirates e felizmente poderemos trabalhar juntos de novo. Que coincidência, não?

    Bem, no meu primeiro contrato eu embarquei em Trieste, na Itália, fiz alguns cruzeiros pelo mediterrâneo e depois vim para América do Sul. Nesses primeiros cruzeiros acredito que o lugar que eu mais me apaixonei foi pela Grécia.

Acrópoles - Atenas

   Também na Grécia...

Korfu - Kerkira
 
   E somando a lugares que eu nunca imaginei visitar eu diria Marrocos

Casablanca - Marrocos
   Tudo muito bom, mas é muito importante voltar àquela parte sobre a dificuldade de trabalhar no navio. Enquanto eu estava a bordo eu emagreci tudo que podia (a ponto de quase não ser saudável). Trabalha-se MUITO! 

   Eu entrei para trabalhar no shopping e como não tinha experiência nenhuma me colocaram apenas para vender artigos promocionais. Passado uma semana me promoveram para a perfumaria a qual eu não levei muito jeito. Fui recolocado na Boutique e ali fiquei por um mês até que surgiu uma vaga na Joalheria. Tentei. Consegui! Até hoje eu ainda não sei como, mas eu consegui!

   Bem, conclui meu primeiro contrato e meu desembarque foi em Santos mesmo e assim comecei minhas férias, que duraram dois meses e já parti para o meu segundo contrato. Embarque em Saint Nazaire, na França, onde o navio ficou parado por 1 mês antes de navegar. Dai você pergunta: Porque parado um mês? E eu te explico:

- Na vida nos cruzeiros existe uma época chamada DRY DOCK, que consiste em tirar o navio da água para reparos. O navio passa por manutenção desde seu casco, até as cadeiras dos bares. TUDO! E claro, o shopping não poderia ficar de fora. Em Dry Dock a equipe do shopping é responsável por receber toda nova mercadoria, etiquetar, fazer inventário, estoque, vitrine, etc.. etc.. 

MSC Opera
MSC Splendida
   Eu participei do Dry Dock no meu primeiro contrato, no MSC Opera, e no meu segundo contrato no MSC Splendida, no qual eu tive muito orgulho de ter trabalhado pois eu fiz parte da equipe de inauguração do navio! Esse navio também fez vários cruzeiros pela Europa até por fim veio para o Brasil, Uruguai e Argentina.

Veneza - Itália
Dubrovnick - Croácia

  Por fim meu ultimo contrato foi no MSC Orchestra. O qual eu embarquei e desembarquei em Santos, pois não queria ter que ir para a Europa fazer mais um Dry Dock. (rs)

   Eu embarquei com 18 anos e desembarquei com 20. Posso dizer que o quanto eu aprendi e amadureci nesses 2 anos, nenhum emprego aqui em terra poderia me proporcionar. A experiência de trabalhar num lugar relativamente pequeno se comparado a diversidade cultural ali dentro, é surreal!

   E para fechar esse post deixo uma citação de Mario Quintana para você refletir. Você está aproveitando o máximo do seu tempo?


"Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo; a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará jamais"
(Mario Quintana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário