quinta-feira, 19 de março de 2015

Chapter 5

Como foi o processo para entrar na Emirates?

Resposta: Não foi fácil!



   Muita gente me pergunta o que precisa para ser um comissário da Emirates, como é o processo seletivo, quanto tempo demora, etc, etc, etc.. então vou trazer todo o passo a passo aqui para vocês entenderem. 

   O processo é dividido em:
  • Open day (presencial)
  • Assessment day (presencial)
  • Final Interview (presencial)
  • Mudanças de status
  • OH email
  • Golden Call
  • Upload de documentação
  • Final Approval
  Nota Importante: Todas as etapas são 100% em inglês

  •   OPEN DAY (OD)
   Esse é o primeiro dia da seleção e é aquele susto! Você chega no local marcado e tem uma média de 250 pessoas de terno, sorrindo e com medo. E você está igual, mas é importante citar que muitas dessas pessoas não fazem o perfil mínimo pra ser comissário então NÃO se assuste!
   
   Fatores eliminatórios do Open Day: 

- Não ter 21 anos; 
- Não falar inglês fluente; 
- Aparelhos dentários (caso você for retirar até o Assessment day, então você pode usá-los nessa etapa)
- Ter terminado pelo menos o Ensino Médio. Caso você esteja no ultimo semestre da faculdade, eles solicitarão que você termine primeiro sua graduação e depois aplique para a vaga; 
- Alcançar uma altura mínima de 212 cm. Dica: Faça o teste antes em casa com uma fita mesmo;
- Não possuir tatuagens fora das áreas escuras na foto abaixo:



   Como dizia, daquelas 250 pessoas, pode ter certeza que até metade vai sair só pelos pré-requisitos acima. Mas caso você esteja dentro do perfil, VAI COM TUDO!

   Não esqueça que no OD você deve levar algumas cópias do seu currículo, foto 3x4 de terno e sorrindo e algumas cópias do formulário que você preenche no site http://flyrightintl.com/ que é a empresa responsável pela pré-seleção aqui no Brasil. 

   Segue a foto que eu levei na minha OD e depois mostrarei a forma correta de uma foto:

(Obs: foto totalmente errada e eu quase fui
desclassificado por causa dela)

   Agora sim tudo está pronto para o seu primeiro longo dia. Muitos vídeos são apresentados sobre a empresa, Dubai, o trabalho, etc. Depois todos são separados em pequenos grupos e começa enfim as dinâmicas. Pouco a pouco todos os grupos vão sendo atendidos e liberados. Feedbacks são enviados por e-mail, salvo poucos casos são falados pessoalmente, portanto não tentem questionar os selecionadores.

   Sobre as dinâmicas do OD: eu estava em um grupo de 20 pessoas e cada um teve que ficar de pé e se apresentar totalmente em inglês, em seguida uma revista foi passada e cada um deveria ler trechos (também em inglês). Por fim cada um teve que fazer o teste de alcance de 212 cm e bater um papo rápido e pessoalmente com o selecionador. As perguntas rodavam em torno do que eu coloquei no meu currículo.


  •   ASSESSMENT DAY (AD)

   Essa segunda fase você só pode participar mediante convite, e assim que ele é feito você precisa confirmar sua presença no site da Fly Right. 

   O que levar no Assessment Day: 

- Cópias do currículo (sim, de novo!)
- 2 ou mais fotos casuais. Atenção à essas fotos. Casual para eles significa: você sozinho, de calça jeans, camiseta ou polo, com um plano de fundo agradável e nada de regata, saia curta, foto em balada, praia, piscina, biquini, bermudas, etc. Uma minha por exemplo:

Foto Casual

- Mais fotos 3x4, pode ser a mesma do OD, no meu caso eu mudei para:

Melhorou um pouco né?
   (Fotos tiradas pela Marli no Estúdio Sanjer, em São Paulo, eles são incríveis e fazem as fotos exatamente no padrão que a Emirates gosta, super recomendo! Para entrar em contato com eles clique aqui)

   Assim que você chega na AD já são separados alguns grupos e começam as dinâmicas. Quem passa na dinâmica, continua, quem não passa, pode ir para casa. Simples assim.

   Dentre as dinâmicas eu tive que usar e abusar da criatividade, como em uma parte em que a selecionadora me deu uma carta que continha a foto de umas balas e eu tinha que dar alguma utilidade sem ser a obvia (comer). Em outra dinâmica meu grupo recebeu uma cartão postal de Sydney e tínhamos que decidir como "vender" esse destino. O tempo todo a selecionadora fica passando perto de cada um e avaliando o que você fala, como fala, e etc. Portanto seja educado, não se altere, não corte ninguém, concorde ou discorde mas tenha uma opinião.

   Depois de uma maratona de dinâmicas veio a prova de inglês que por sua vez também eliminou algumas pessoas. Estude gramática para essa prova!

   Por fim restaram certa de 15 pessoas e a selecionadora veio combinar com a gente quais os melhores dias para a Final Interview (no dia seguinte ou um dia depois).

  •   FINAL INTERVIEW (FI)
   Essa ultima fase presencial dura só uma hora e é apenas você e a selecionadora. Ela vai fazer uma série de perguntas sobre você, seus empregos anteriores e atitudes positivas e negativas que você teve. Esteja calmo e tente lembrar o máximo de situações (boas e ruins) que ocorreram com você até hoje no campo profissional. E sobre as negativas, lembre também o que você fez para ajudar ou pelo menos melhorar  a situação.

   Nessa fase você deve levar:

- Seu certificado da ultima graduação. Ou caso não tenha feito faculdade, o certificado do ensino médio.
- Diploma/Certificado de cursos relevantes: TOEFL/IELTS/ AVIATION
- Mais fotos, dessa vez social e de corpo inteiro também.




   Resultados da FI são dados por e-mail depois de 3 à 6 semanas. Portanto, depois disso você apenas senta e espera porque o que você podia fazer, já foi.

  •   MUDANÇAS DE STATUS
   Direto no site da Emirates você terá o seu perfil já feito e poderá acompanhar durante essas semanas como anda sua documentação. Os status começam com Application Under Review, depois Interview Completed, On Hold, e por fim ele muda para o tão esperado Joining Formalities in Progress (JFIP), esse status significa que você deve receber a Golden Call logo mais.

  •   ON HOLD EMAIL
   Esse e-mail você recebe dizendo que foi aprovado na FI e que você está ON HOLD, ou seja, pré selecionado e agora vai começar a parte burocrática - exames, papeis, formulários, etc.

  •   GOLDEN CALL
   A tão esperada ligação! Quando seu Status já estiver em JFIP, fique muito ligado no seu celular porque eles podem ligar a qualquer momento. Na ligação alguém te dará as boas vindas a empresa, te dará uma data de embarque (que pode ser alterada, caso necessário) e te explicará todo o passo a passo daqui pra frente. Caso você não entenda algo, relaxe, você vai receber tudo por e-mail em até três dias.


  •   UPLOAD DE DOCUMENTAÇÃO
   Recebeu a ligação? Bem, agora você tem acesso ao portal da Emirates e precisará preencher alguns formulários, aceitar contrato e fazer upload do formulários dentários, médicos, de vacinas e etc.

  •   FINAL APPROVAL
   Quando tudo o que você postou foi recebido e aprovado, em alguns dias você recebe um e-mail falando que você já está apto a pedir demissão o seu emprego atual. Esse e-mail é o FINAL APPROVAL e finalmente você pode comemorar de verdade! rs



   Como de costume gostaria de terminar o post com uma citação, no caso dessa seleção acredito que o mais apropriado seria:

 "Os dias prósperos não vem por acaso, 
nascem de uma fadiga e persistência"

(Henry Ford)

43 comentários:

  1. Oi Thales,

    Muito bacana seus textos. Parabéns. Apesar de já ter namorado bastante a carreira de comissário, deixei ela de lado por terem maiores sonhos para mim.

    Fiquei curioso quanto ao salário inicial de comissário. Você poderia informar?

    Obrigado.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rozenbaum,

      Pena que tenha deixado a carreira de lado, é algo simplesmente incrível!
      Não posso falar por todas as cias aéreas porque realmente não conheço, mas no caso o salario inicial da emirates é 4260 dirhams, e somado a isso temos as horas de voos e tudo mais.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Talles, parabéns e muito sucesso nessa nova fase. Espero um dia poder me juntar a você, enquanto isso muito laser pra tirar minha tattoo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Se prepara bem e com certeza logo mais você se junta à Emirates também!
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
  3. Como e a prova de gramatica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha prova tinha muita interpretação de texto. Textos longos e cheios de pegadinhas, portanto é bom ter bastante atenção.

      Também tinha algumas atividades de múltipla escolha para você escolher quais palavras se encaixavam mais em determinadas situações. Muitas expressões.

      Ao contrário do que li, na minha prova de inglês NÃO TEVE redação. :)

      Boa sorte.

      Excluir
  4. Talles gostei muito das dicas e do texto, desejo muito sucesso pra você é boa vôos.
    Deus acompanhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Tainá!

      Espero poder sempre ajudar a todos. Qualquer duvida estou a disposição.

      Um abraço e fica com Deus.

      Excluir
  5. Parabéns por sua conquista! Tenho uma dúvida como você aprendeu inglês pelo método tradicional, cursinhos ou morou fora? Obrigada e bons voos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica Almeida,

      Eu fiz o curso completo da Wizard. Comecei criança e fui até o ultimo livro. Depois disso eu me dediquei em series, musicas, filmes. Fiz algumas viagens para fora (mas nao a estudo), e por fim virei professor de ingles e precisei estudar MUITO para isso!

      Foi assim que aprendi e desenvolvi meu idioma.

      Abraços!

      Excluir
  6. Talles, fiquei um pouco curioso sobre a questão da bala.. O que você respondeu? Estou há um bom tempo tentando imaginar uma nova função pra bala, mas até agora nada - talvez porque eu não esteja conseguindo imaginar como era o cartão haha.Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Então, era um cartão contendo 3 balas enroladas em um papel colorido cada uma de uma cor. Mas sem marca nenhuma, só a bala e o papel.
      Eu disse que usaria a bala como isca para pescar, em casa de uma sobrevivencia na Selva. rs

      Um abraço!

      Excluir
  7. Muito legal Talles! Parabéns e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Talles,! De longe sinto a boa energia do que estás a carregar contigo! Boas vibrações sempre meu garoto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jeff-Adm,

      Fico muito feliz que a minha paixão pela profissão transparece assim. Estou realmente muito feliz e se eu puder ajudar com dicas e informações, basta me perguntar que eu farei o que estiver a meu alcance para ajudar.

      Um abraço!

      Excluir
  9. Bacana Man! parabéns. Falhei meu ultimo AD, não controlei o tempo direito, deixei interpretação de texto pra fazer por último, acabei chutando as questões que faltavam porque tinha que entregar e ai deu zebra! Li o seu processo, já me dá um UP também. Toda a sorte do mundo pra você, grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lucas,

      De fato a prova requer muita atenção e os textos são bastantes longos e cheios de pegadinhas, mas bem, a unica "vantagem" de ter saído nessa fase é que ela é a unica que da pra saber o motivo pelo qual você saiu, no caso o inglês.

      Se você chegou até a prova de inglês então você já estava bastante dentro do perfil da empresa.. Da um UP no idioma e tenta de novo que você consegue!

      Forte abraço.

      Excluir
  10. Talles Parabéns, gostaria de saber qual a idade máxima para participar do open day.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antonia,

      Não tenho essa informação exata, mas conheço uma comissária que foi contratada com 33 anos. Ela tinha todo o perfil então isso contou bastante.

      Um abraço.

      Excluir
  11. Olá Talles, parabéns! Fico feliz por você. Espero ser seu coworker em breve!
    Quais as datas que você fez o seu OD e AD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Fiz meu OD final de agosto e minha AD dia 27 de setembro. Foi um mês quase de diferença.

      Vai ter uma seleção agora dia 11 de Abril, vai tentar?

      Obrigado! Um abraço!

      Excluir
  12. Que maravilha, Talles!! Parabéns!
    Me tira uma dúvida: na prova de inglês tb tem questões abertas ou somente de multipla escolha??
    E outra coisa: Eu tenho uma cicatriz ao lado da minha sobrancelha e marcas de acne. Sei que a maquiagem disfarça mas não cobre totaaaalmente. Você viu alguém ser aprovado e que tenha esses probleminhas?? Queria participar de um OD ma moro em João Pessoa. Aí queria saber se isso poderia atrapalhar na minha seleção! Pode ser sincero, por favor!!
    Que sua jornada na Emirates seja de sucesso e maravilhosa!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lila,

      Todas as questões são de multipla-escolha. (um alívio, não?)

      Sobre as marcas, no meu grupo eu não me recordo de alguém com marcas de acne então eu não tenho como te afirmar com certeza até que ponto eles aceitam, mas se você pode cobrir bem com maquiagem, faça isso e participe da OD.

      Eu tenho uma leve marca no rosto também, não de acne, mas sim uma cicatriz de criança e isso não foi um problema pra minha seleção.

      =) Obrigado! Um abraço

      Excluir
    2. Que querido vc!! Muito obrigada pela atenção Alívio mesmo não ter questões abertas hahaha.
      QQ dia eu tentarei mesmo. Só vou saber indo lá, não é??
      Que vc seja muito feliz nessa nova etapa da sua vida!!

      Excluir
  13. E tirando o foco na emirates, você pode me dizer como foi sua sobrevivência na selva qd fez o curso de comissário? Em maio irei fazer. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a Sobrevivência na Selva eu posso dizer que foi pesada. Eu falei sobre o curso no Post - Chapter 4, mas não especifiquei muito sobre a Selva... Aqui vai:

      - Foi dificil, foram 2 dias sem comer nada praticamente. Sem tomar banho nenhum (foi naquela epoca da seca em Sao Paulo). Nem um riozinho tinha agua, então foi total sem agua. Tivemos que caçar comida no meio do mato e junto com isso tinhamos uma série de exercicios para fazer como: apagar incendios, salvar vitimas, praticar primeiros socorros, manter fogueira acessa, montar barraca.. Bem, você faz tanta coisa que pelo menos o tempo corre.. mas se prepare, é pesado! rs

      Você vai se sair bem:) Depois volte aqui e me conte como foi sua experiência!

      Um abraço.

      Excluir
    2. Xiiiii. Já estou me preparando fisicamente!! Começar a me preparar psicologicamente rsrsrs!! MAs vcs podiam levar água pra beber??

      Excluir
    3. Podiamos cada um levar uma garrafinha pessoal sim.. apenas!
      O resto tinhamos que achar na selva! rs

      Excluir
  14. Boa noite Thalles desde já agradeço por compartilhar a sua experiência do Prosel.
    Possuo os requisisto que a empresa exige, porém só tenho duvida a respeito da parte em que o candidato tem que alcançar 2.12cm. A dúvida é: O candidato tem fica nas pontas dos pés somente com os dedos apoiado ao chão ou não ?
    Desde ja agradeço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se você alcançar os 2,12 sem precisar ficar na ponta dos pés, ótimo, caso você não consiga então você pode ficar na ponta dos pés e esticar o máximo possivel dos seus braços.

      Essa parte é eliminatória, mas se você tiver mais de 1,60m de altura já alcança tranquilo.

      Um abraço.

      Excluir
  15. Talles! Parabéns e muito sucesso!
    Vc disse que viu uma pessoa ser contratada com 33 anos que tinha todo o perfil.. Isso quer dizer experiência em aviação?
    Pergunto pois pretendo aplicar e provavelmente estarei com essa idade , porém tenho medo de ser reprovada devido à idade e por ter experiência apenas em atendimento ao cliente, mas não em aviação. ...

    sucesso nessa nova etapa, espero poder te encontrar em Dubai daqui a alguns anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde :)

      Então, eu não me recordo se a moça tinha experiencia na aviação, mas lembro que ela já havia trabalho como professora de inglês.
      E além de ter um inglês incrível, ela estava super confortavel na entrevista, falando super bem, respondendo todas as dinamicas da melhor forma. Por isso eu disse que ela tinha o perfil.

      Como você está no inglês? Pode ter certeza que um bom desempenho na seleção vale mais do que o currículo que você tenha. (Eu por exemplo não tenho nenhuma experiencia em aviação, nunca fui comissário, e mesmo assim passei).

      Muito boa sorte! =)

      Excluir
    2. Talles, Obrigada pela resposta!

      Meu inglês ainda está muito fraco, não tenho bagagem e por isso penso em aplicar daqui a uns 3 ou 4 anos, neste período já estarei com 32 anos.
      Eu me garanto nas dinâmicas e entrevistas, meu único impedimento no entanto é o inglês

      tenho esperanças em conseguir aprimorar o idioma neste período mas confesso que tenho receio rsrs

      Excluir
  16. Obrigado Talles por tirar a duvida a respeito da altura.
    Um Grande Abraço!
    Digamos que vc se considera um santista também. Haha

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem, Talles?
    Gostaria de saber quais informações são relevantes na hora que pedem pra se apresentar. Eu nunca participei de um processo seletivo (embora tenha experiência), então não sei a melhor maneira de fazer uma apresentação de mim mesma.
    Se você puder fazer um post sobre como fazer um CV, seria ótimo também.
    Muito obrigada pelas informações do blog e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite :)

      Então, você já tem experiencia com aviação? Se sim isso pode ser muito bom para você. Se não, não tem problema... eu também não tinha e mesmo assim fui selecionado.
      Sobre apresentação pessoal o melhor a ser falado é que você estudou, sua formação até momento,como isso pode lhe acrescentar como comissária.É bom falar também sobre o que você trabalha (apenas se for relevante como professor de inglês, ex tripulante de navio, algo referente à turismo,etc).
      Sobre o CV a melhor forma de ser feito é ser sempre o mais breve possível. Obviamente em inglês.
      Comece com suas informações, depois experiencias de trabalho, formação pessoal (estudo), idiomas, intercambios (se tiver), cursos relevantes à área e por fim qualquer extra que você julgue importante, bem como trabalhos voluntários.

      Boa sorte =)

      Excluir
    2. Oi, tudo bem? Eu estava pensando se é importante fazer aquela seção tipo "objetivo"/"profile" antes de começar a falar sobre as experiências. Eu não curto muito ela e acho meio inútil, mas não sei... O que acha?

      Excluir
    3. Boa tarde Luciano,

      Eu particularmente acho totalmente desnecessário. Não fiz, e alguns conhecidos que passaram na Emirates também não fizeram.

      Um abraço!

      Excluir
  18. Talles, obrigada pelas dicas! É possível que uma mulher com filho seja aprovada e contratada pela Emirates?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É possível sim! Claro que vai exigir um ótimo desemprenho seu na entrevista e na seleção como um todo. No meu grupo de New Joiners (novos funcionários da Emirates) tem uma moça casada, não tenho certeza se tem filho, mas ela passou mesmo assim. Lá em Dubai ela não vai morar nas dependências da empresa e sim em um apartamento separado junto com o marido. :)

      Um abraço.

      Excluir
  19. Olá Talles tudo bem?Eu gostaria de saber o valor bruto do salário da Emirates?Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  20. Oi!! Espero que possa me ajudar: Eu fiz a FI no final de Janeiro, e ainda meu status não mudou. Algumas pessoas que fizeram no mesmo grupo que eu já receberam a GC. Essa demora quer dizer algo ruim? Já faz 03 semanas e nada...

    ResponderExcluir
  21. Olá Talles, ainda trabalha na empresa? Gostaria de saber a respeito do inglês. Fiz curso e completei e sempre assisti muitos filmes e escuto muitas musicas. Sou boa. Você indicaria algum curso que prepare especificamente para essa prova? Acredito que tenho todos os requisitos. Só estou removendo uma pequena tatuagem no pulso. Grata desde já.

    ResponderExcluir