sábado, 21 de março de 2015

Chapter 6

Como se preparar para ser um Comissário?

   Algumas pessoas tem me perguntado o que eu fiz para entrar na aviação; o que eu tenho de diferencial para ser um comissário ou até mesmo por onde comecei para me tornar um. Falarei nesse post como eu me preparei para ser um comissário e de coisas que sempre são positivas e bem vista. Qualquer duvida podem deixar perguntas nos comentários que responderei assim que vê-las.

   Vamos lá:

  • INGLÊS

   Se você quiser trabalhar em uma empresa internacional então o inglês é obrigatório! Se você optar por uma empresa nacional então não é, mas não é por causa disso que ele não vai ser um baita diferencial. Imaginem a fase final de uma seleção e a vaga está entre duas pessoa que fazem total o perfil da empresa mas uma fala inglês e a outra não... Quem vocês acham que vai ser selecionado?

   Claro que para uma empresa internacional vai ser necessário que seu inglês seja bem mais avançado, mas acredite, se você for capaz de se apresentar sem gaguejar, conseguir se comunicar e manter uma conversa, você pode tentar uma seleção! Confie em você! Se não der certo, sempre haverá outra oportunidade.

  • OUTROS IDIOMAS

   Já tem o inglês? Comece outro idioma! Pra que se limitar, não é mesmo? Se você tiver tempo e meios, faça, não importa se Espanhol, Francês ou Alemão. Qualquer idioma sempre será um plus e vai te destacar entre os outros candidatos.

  No meu caso, além do inglês eu falo também espanhol e tenho uma boa noção de italiano.

  • INTERCÂMBIO

   Se você tiver a oportunidade de fazer um intercâmbio, FAÇA! Além de ser uma experiência fantástica, só vai te acrescentar. Sem contar que colocar no currículo que você estudou no exterior é sempre algo que chama atenção em uma entrevista.

   Eu fiz dois intercâmbios, ambos para estudar espanhol, sendo um em Buenos Aires:


Faculdade de Direito - Buenos Aires


Zoológico de Lujan - Lujan

   E fiz um outro intercâmbio em Santiago, no Chile.


Museo de La Moda - Santiago, Chile
Cordilheira dos Andes (ao fundo)

  •   GRADUAÇÃO

   Ter uma graduação por si só já é algo positivo, mas se você ainda não tiver uma, não se preocupe, não é um pré-requisito também. 

   Caso você pense em ser comissário e esteja querendo começar um curso superior, atente à cursos que estão mais "dentro" do mundo da aviação, como por exemplo: turismo, hotelaria, comunicação social (no meu caso, eu me formei em Relações Públicas), enfermagem, entre outros. Mas se você fez um curso de direito por exemplo, não precisa se desesperar também, mas esteja pronto para responder uma pergunta que com certeza lhe será feita: "porque você quer largar sua carreira para ser um comissário?" Sim, tenha a resposta dessa pergunta porque ela vai fazer toda a diferença na sua seleção!

  • CURSOS TÉCNICOS

   Assim como os cursos de graduação, os cursos técnico também podem ser um plus no seu currículo. Normalmente são cursos com duração de 1 ano e meio e há muitas escolas estaduais e federais que oferecem esses cursos gratuitamente mediante uma prova estilo vestibular.

   No meu caso eu me fiz um curso técnico na área de Turismo e Hotelaria em 2005, junto com meu ensino médio. Posso dizer que contou bastante esse certificado!

Turma de Turismo - ETEC Santos 2005

  • TRABALHO VOLUNTÁRIO 

   Caso você tenha feito algum trabalho voluntário na sua vida (seja em ONG, creche, asilo, ...), não esqueça de colocar isso no seu currículo para uma seleção. Além de ser uma ótima atitude de vida, vai contar bastante para você. Mas não minta, porque além de ser questionado sobre o que foi feito, eles podem querer fazer uma pesquisa para confirmar (Sem contar a falta de ética!). Portanto, se você nunca fez algo relacionado, porque não começar uma boa ação hoje?

  • CURSO DE COMISSÁRIO 

   Se você pretende ser comissário no Brasil, o curso de comissário é obrigatório! Caso pense apenas em uma empresa internacional, o curso se torna um incrível diferencial. Você não perde nada em fazer o curso, muito pelo contrário.

   Eu, por exemplo, comecei o processo seletivo da Emirates e o curso de aviação ao mesmo tempo. Recebi a confirmação que havia sido aprovado na cia aérea e ainda me faltava umas matérias do curso para terminar e assim o fiz. Conhecimento nunca é demais e sempre pode ser útil!

EACON Santos - com Duda e Fernanda
   Para mais detalhes sobre o curso de comissário, acesse o Chapter 4

  • APRESENTAÇÃO PESSOAL 

   Você não precisa ser um(a) modelo para ser um comissário, mas você precisa sim se cuidar e o motivo não é apenas estética. O comissário de bordo tem uma vida bastante corrida, as vezes troca-se muito de fusos horários por semana e isso pode mexer diretamente na sua saúde, portanto você precisa sempre manter uma boa alimentação e fazer exercícios.

 
   Essas são apenas dicas de diferenciais que podem ajudar no seu processo. Caso você tenha tempo para fazer algumas dessas coisas te garanto que só vai te ajudar!
   Para terminar, como de costume, deixo uma citação de que gosto muito

"A sabedoria consiste em compreender que
o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido."
(Ralph Waldo Emerson)

2 comentários:

  1. Olá, eu já sou funcionária da Emirates no aeroporto do Galeão. Será que irá parecer estranho diante dos recrutadores se eu participar de um open day?

    ResponderExcluir